Fellini não pertence à sociedade
italiana, Fellini é gato da pérsia.
Fellini é oriental.
Fellini se reflete no espelho de
8 ½.
A novidade está no fato de que
pela primeira vez um cineasta se faz protagonista-psicanalista num filme,
aprofundando o gênero além da projeção do Eu nos Outros personagens,
reidentificação do Personagem no Eu desmascarado pela criatividade liberada.
Anita Ekberg vestida de cardeal subindinfinitamentescadas
da Khatedral de São Pedro é a materialização de um desejo Felliniano de ser
Mulher Sensual e Cardeal, a visão do Papa
Matryarka, audácia que funda o Surrealismo
Barroco, il vero... fusão do Paganismo (Anita) ao cristianismo (a roupa de
Cardeal e a Khatedral) filmados em Movimentos internos/externos-Atores e Câmera
em espiral transcendência.
Soy loco por ti de
amores
Tenga como colores
La espuma blanca
De Latinoamérica
Y el cielo como bandera
Tenga como colores
La espuma blanca
De Latinoamérica
Y el cielo como bandera
8 ½ é um filme de Um Homem e Meio. Pois é impossível ser
de um Só.
Guido Fellini, Marcelo maquiado
como se fosse Fellini, um jovem Fellini Fausto que seja a espiritualidade de
Fellini-Mefistófeles... Beatriz de Dante ou Margarida de Goethe no sorriso da virgem
loura quando Finisce... La dolce vita...
Dentro dos braços da camponesa
Guerrilheira, manequim, ai de mim
Fellini é um rejeitado, Eu Fellini não sou Anita Ekberg.
O primeiro Fellini é provinciano:
o canastrão Sordi, o intelectual Interlenghi, o vigarista Crawford.
O segundo é ele mesmo, o louco Zampanô.
Mas Zampanô mata o louco em La Strada.
Este louco é o Meio (1/2) que ressurge em Guido, como Calibán, o Duende de Próspero in... A Tempestade, última peça de Shakespeare.
Este louco é o Meio (1/2) que ressurge em Guido, como Calibán, o Duende de Próspero in... A Tempestade, última peça de Shakespeare.
O Meio é a mensagem... a metade
realizada do ser em Estétyca.
O corpo cheio de
estrelas
O corpo cheio de estrelas
O corpo cheio de estrelas
Glauber Rocha - O século do cinema, Cosacnaify
Soy loco por ti, América - Gilberto Gil, Torquato Neto e José Carlos Capinan
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